top of page
  • Foto do escritorSandro Alencar Fernandes

Projeto TI-EDUCA chega às escolas públicas

Atualizado: 17 de nov. de 2021

A Escola de Educação Básica, Dep. João Custódio da Luz, foi a primeira escola, da rede pública, a receber o projeto TI-EDUCA, realizado pelo NIAVI - Núcleo de Tecnologia da Informação da ACIRS - Associação Empresarial de Rio do Sul. Através de intermédio e apoio da Coordenação Regional de Educação, da Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina, foi realizado o contato e a articulação junto a escola para a realização dessa ação.


O projeto TI-EDUCA, tem como objetivo levar para o conhecimento de alunos do ensino médio informações sobre as oportunidades de carreira, aprendizado, empreendedorismo e emprego relacionados ao setor de tecnologia da informação. A conversa, com os alunos, aborda a importância da tecnologia da informação em todas as áreas de atuação e negócios. Enfatiza as oportunidades existentes nas empresas e em todo o ecossistema de inovação de Rio do Sul e do Alto Vale do Itajai.


Nesta oportunidade, presente também, esteve Marilei Kroetz - Professora de Economia e Finanças do Departamento de Ciências Contábeis UDESC Alto Vale, que ressalta "O TI-EDUCA leva mensagem sobre as oportunidades que o setor de tecnologia oferece para os estudantes do ensino médio de Rio do Sul, convidando-os a se integrarem e seguirem suas carreiras profissionais neste amplo universo de possibilidades".


"TI-EDUCA nos leva a entender o quão importante é a aproximação do mercado de trabalho com as escolas. Conseguimos fazer os jovens pensarem sobre todo o futuro profissional promissor que os espera" reforça o empresário Jonata Silas da Costa, CEO da empresa Área Central que também participou da conversa com os alunos.


A escola João Custódio da Luz, foi o piloto da ação junto às escolas públicas, o projeto prevê a realização em mais escolas e assim, ampliar ainda mais esse contato com estudantes e a disseminação das oportunidades.


Ingelore Roiwas Medeiros, Assessora de Administração da escola, relata "Agradecemos a parceria, pois em nossa escola valorizamos os momentos que trazem novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional aos nossos alunos".


O projeto que com essa etapa atinge cerca de 500 jovens deve continuar com agendamentos para 2021 e também 2022. Como destaca Sandro Alencar Fernandes coordenador do NIAVI e diretor executivo da empresa Área Local , "esse projeto deve se tornar um programa e devemos falar em vários momentos com os jovens e assim tornar a área de tecnologia uma opção viável e que seja lembrada pelos novos talentos. Somente assim conseguiremos diminuir o déficit de mão-de-obra desse setor".



Para levar o projeto para outras escolas públicas ou privadas de Rio do Sul e do Alto Vale do Itajaí entre em contato pelo e-mail contato@niavi.com.br ou diretamente com a ACIRS em Rio do Sul.



135 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page