top of page
  • Foto do escritorDaniel Sborz

NIAVI intensifica ações para integração das empresas de TI no Alto Vale




O Núcleo de Tecnologia da Informação (NIAVI) da ACIRS, que atua para o fortalecimento do ecossistema de TI do Alto Vale, prepara ações para movimentar o setor na reta final do ano. Desde que se tornou Polo Regional da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o Núcleo tem intensificado ainda mais a realização de projetos e eventos para integração das empresas e geração de mão de obra qualificada na região.


Com a vinda da ACATE para Rio do Sul, através da parceria com ACIRS e NIAVI, conseguimos realizar mais e melhores ações em benefício dos associados e da comunidade de TI do Alto Vale”, afirma o coordenador do Núcleo, Tarcisio Bonessi Junior, fundador e CEO da Evne Tecnologia para Gestão.


No primeiro semestre de 2023, o núcleo realizou o InovaRSL Summit e o Startup Day, eventos que já são referência em empreendedorismo no Alto Vale. Também promoveu um projeto para viabilizar a capacitação de empresas nucleadas com uma consultoria individualizada de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de apoiar de maneira institucional o Startup Weekend Agro.


Para o segundo semestre, o NIAVI organiza um Encontro Regional do Programa BRDE Labs, uma parceria da ACATE com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) que visa acelerar o desenvolvimento do ambiente de inovação. Também está prevista no seu planejamento a realização de eventos abertos com temáticas da área de TI.


Todas as ações integram os principais objetivos do núcleo atualmente: aumentar a participação de empresas do Alto Vale de forma associativista, oportunizar a elas meios de acesso a novos e melhores mercados, atrair e promover a qualificação de talentos para o setor.


Desde a sua fundação, o NIAVI buscou superar a barreira da concorrência entre as empresas de TI para criar uma sinergia colaborativa entre seus membros. Como sempre fizemos, continuamos ouvindo os empresários do setor e buscando atender as demandas das empresas associadas”, enfatiza Tarcisio.


Trajetória protagonista

Fundado em 2006, o NIAVI historicamente se destaca por seu protagonismo no setor de TI. Em mais de cinco oportunidades, o núcleo contou com finalistas no Prêmio MPE Brasil, realizado pelo SEBRAE em parceria com a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), tanto em nível estadual quanto nacional. Além disso, o núcleo foi referência nacional na aplicação de recursos do Programa Empreender Competitivo da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), que visa impulsionar o crescimento de micro e pequenas empresas.


Também sempre mostrou-se muito ativo nas discussões regionais. “Fomos uma das primeiras entidades a abraçar o projeto de um Centro de Inovação no Alto Vale, ainda em 2013, quando o Governo do Estado criou o programa e deixou Rio do Sul de fora. Liderando reuniões com outras entidades, buscamos diálogo com o Governo em Florianópolis, até conseguirmos incluir Rio do Sul no mapa da inovação de SC”, recorda o coordenador do Núcleo. Atualmente, o NIAVI integra o comitê de implantação e grupos de trabalho do Centro de Inovação Norberto Frahm.


Em mais de uma ocasião, expandiu as fronteiras para chegar onde estão as maiores empresas do segmento de tecnologia do mundo. “Conseguimos levar, em 2014 e 2019, diversos empresários e líderes do setor de TI do Alto Vale para o Vale do Silício nos EUA, em missões empresariais”, reitera Tarcisio.


Hoje, com uma agenda que inclui ações de marketing, o NIAVI Polo Acate Rio do Sul segue trabalhando para atrair novas empresas e gerar valor para os seus nucleados. “Queremos dar mais visibilidade às ações do NIAVI, bem como para as oportunidades que são geradas às empresas participantes e ao Alto Vale como um todo”, finaliza o coordenador.

21 visualizações0 comentário
bottom of page