top of page
  • Foto do escritorDaniel Sborz

Parceria NIAVI e ACATE consolida Alto Vale como polo de tecnologia e inovação

A parceria entre o Núcleo de Tecnologia da Informação (NIAVI) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) completa mais de meia década e tem se revelado bem-sucedida, trazendo oportunidades para o desenvolvimento da região e consolidando o Alto Vale do Itajaí como polo de tecnologia e inovação. A trajetória da parceria teve início em 2017, quando as diretorias regionais da ACATE foram criadas.


"Adolir Nunes, então Coordenador do NIAVI, desempenhava também o papel de Diretor Regional da ACATE para a região do Alto Vale do Itajaí”, recorda Sandro Alencar Fernandes, atual coordenador do Polo Acate Rio do Sul. Esse alinhamento inicial estabeleceu as bases para uma cooperação sólida. Nos anos seguintes, com o estabelecimento dos Polos Regionais pela ACATE, a consolidação se tornou ainda mais evidente, com Ricardo Nunes assumindo o cargo de Diretor e, posteriormente, Sandro ocupando essa posição no Polo ACATE Rio do Sul.


O sucesso dessa parceria é resultado do contínuo esforço do NIAVI em buscar aproximação com outras instituições do setor tecnológico. Sandro destaca: "A consolidação se deu por enxergarmos o potencial em sermos também um polo de Tecnologia e Inovação." Essa visão estratégica contribuiu para impulsionar o setor na região.


O associativismo é uma característica marcante em Santa Catarina, e isto se replica na área de tecnologia. Sandro salienta que "o mercado de tecnologia é global e o NIAVI e as empresas do Alto Vale precisam estar inseridos para serem enxergados." Integrar a ACATE se torna, assim, um diferencial fundamental para destacar as empresas locais, capacitando-as a competir não apenas em nível estadual, mas também nacional e internacional.


Além dos benefícios inerentes à participação no ecossistema da ACATE, ser um Polo da Associação oferece vantagens adicionais. Sandro explica que isso inclui "participação em eventos, programas, descontos em serviços e soluções, mas principalmente nos permite olhar além do mercado atual e juntar forças com todo o estado na discussão de pautas e temas que destaquem e beneficiem o setor de tecnologia e inovação."


A colaboração se estende além das fronteiras locais, com reuniões mensais dos líderes dos polos e eventos estaduais que envolvem todas as regiões. Sandro enfatiza que esse compromisso "nos permite aprender, ensinar e compartilhar boas experiências que podem ser replicadas nas empresas de TI do Alto Vale do Itajaí, fomentando o crescimento e a qualidade dos negócios."


Com uma visão de longo prazo, o NIAVI, em conjunto com a ACATE, está moldando o futuro do setor tecnológico na região. "A aproximação e envolvimento do NIAVI como polo ACATE é um aspecto importante para o desenvolvimento regional do setor. Muito ainda será construído, e muitos mais serão os benefícios e resultados obtidos com o amadurecimento da parceria”, conclui Sandro.


16 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page